EDUCAÇÃO E ESPORTE
ANALISANDO O TEMPO ESCOLAR DO ESTUDANTE-ATLETA DE FUTEBOL
Palavras-chave:
Dupla carreira, Educação, Esporte, Tempo de Permanência na Escola, Estudantes-atletasResumo
O objetivo do artigo foi analisar o tempo de permanência na escola (TPE) dos estudantes-atletas de futebol a partir de uma nova proposta de modelo de análise. A variável tempo nos serviu para verificar o investimento do estudante-atleta na dupla carreira esportiva. Realizamos a pesquisa com 62 estudantes-atletas residentes no alojamento de um tradicional clube de futebol do Rio de Janeiro, cuja faixa etária está entre 14 e 17 anos. Fizemos o levantamento de dados a partir de um questionário estruturado e os analisamos adaptando o modelo metodológico de Neri (2009) para o cálculo do TPE de estudantes-atletas. Observamos que estudos na área da educação e da educação física insinuam que o tempo de dedicação aos treinamentos esportivos concorrem e prejudicam o tempo escolar. Os resultados do nosso estudo sugerem que o problema da redução do TPE dos estudantes-atletas é provocado pelo descumprimento e flexibilização das normas escolares pela própria instituição escolar.
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