Saúde do idoso: discursos e práticas educativas na formação médica

DISCOURSES AND EDUCATIONAL PRACTICES IN MEDICAL TRAINING

Autores

  • Carla Cristina Rodrigues Prefeitura Municipal de Guapé
  • Mônica de Ávila Todaro Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Cassia Beatriz Batista Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Educação Médica, Currículo, Envelhecimento, Gerontologia educacional, Metodologias ativas.

Resumo

O Brasil e o mundo passam pelo fenômeno do envelhecimento populacionalque, por sua vez, demanda formação adequada de profissionais para o cuidado à saúde do idoso em seus aspectos específicos. O presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa que investigou a unidade curricular Cuidado Integral à Saúde do Idoso, ministrada no curso médico de uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Tal curso tem a especificidade de ter sido organizado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, publicadas em 2014, sendo que tal documento orienta o uso das metodologias ativas de ensino e inserção precoce dos estudantes em serviços da rede de saúde. A partir da observação de aulas teóricas e práticas, registro de diário de campo e entrevistas com alunos e professores da referida disciplina, analisamos os discursos e práticas educativas com o objetivo de identificar as relações entre as normativas da educação médica, a integração curricular, o uso do currículo por competências e das metodologias ativas no ensino da saúde do idoso. Conclui-se que há um esforço em seguir os documentos normativos, com adoção de integração curricular e metodologias ativas. No entanto, não há um rompimento radical com o ensino tradicional na medida em que a postura institucional permite a coexistência simultânea de aulas e avaliações tradicionais paralelamente às metodologias ativas e à avaliação formativa. Questiona-se a adoção das orientações das diretrizes enquanto ampliação de métodos, sem que haja uma mudança na concepção de educação que sustentaria tais métodos.

Biografia do Autor

  • Carla Cristina Rodrigues, Prefeitura Municipal de Guapé

    Psicóloga da Prefeitura Municipal de Guapé. Mestre em Educação pela UFSJ. Licenciada em Filosofia pela UFLA. Especialista em Saúde Mental pela PUC- MG. Psicóloga pela UFMG.

  • Mônica de Ávila Todaro, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

    Pós doutoranda na USP. Doutora em Educação e Mestre em Gerontologia pela UNICAMP. Líder do grupo de pesquisa NECCEL (Núcleo de Estudos: Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens).

  • Cassia Beatriz Batista, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

    Professora do Departamento de Psicologia da UFSJ. Mestre e doutora em Psicologia. Pesquisadora e orientadora no PPEDU/UFSJ. Integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFSJ (NESC). 

Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Saúde do idoso: discursos e práticas educativas na formação médica: DISCOURSES AND EDUCATIONAL PRACTICES IN MEDICAL TRAINING. (2021). Educação Em Revista , 37(1), 17. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20811

Artigos Semelhantes

1-10 de 306

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.