Saúde do idoso: discursos e práticas educativas na formação médica

DISCOURSES AND EDUCATIONAL PRACTICES IN MEDICAL TRAINING

Autores

  • Carla Cristina Rodrigues Prefeitura Municipal de Guapé
  • Mônica de Ávila Todaro Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Cassia Beatriz Batista Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Educação Médica, Currículo, Envelhecimento, Gerontologia educacional, Metodologias ativas.

Resumo

O Brasil e o mundo passam pelo fenômeno do envelhecimento populacionalque, por sua vez, demanda formação adequada de profissionais para o cuidado à saúde do idoso em seus aspectos específicos. O presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa que investigou a unidade curricular Cuidado Integral à Saúde do Idoso, ministrada no curso médico de uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Tal curso tem a especificidade de ter sido organizado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, publicadas em 2014, sendo que tal documento orienta o uso das metodologias ativas de ensino e inserção precoce dos estudantes em serviços da rede de saúde. A partir da observação de aulas teóricas e práticas, registro de diário de campo e entrevistas com alunos e professores da referida disciplina, analisamos os discursos e práticas educativas com o objetivo de identificar as relações entre as normativas da educação médica, a integração curricular, o uso do currículo por competências e das metodologias ativas no ensino da saúde do idoso. Conclui-se que há um esforço em seguir os documentos normativos, com adoção de integração curricular e metodologias ativas. No entanto, não há um rompimento radical com o ensino tradicional na medida em que a postura institucional permite a coexistência simultânea de aulas e avaliações tradicionais paralelamente às metodologias ativas e à avaliação formativa. Questiona-se a adoção das orientações das diretrizes enquanto ampliação de métodos, sem que haja uma mudança na concepção de educação que sustentaria tais métodos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Rodrigues, Prefeitura Municipal de Guapé

Psicóloga da Prefeitura Municipal de Guapé. Mestre em Educação pela UFSJ. Licenciada em Filosofia pela UFLA. Especialista em Saúde Mental pela PUC- MG. Psicóloga pela UFMG.

Mônica de Ávila Todaro, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Pós doutoranda na USP. Doutora em Educação e Mestre em Gerontologia pela UNICAMP. Líder do grupo de pesquisa NECCEL (Núcleo de Estudos: Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens).

Cassia Beatriz Batista, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Professora do Departamento de Psicologia da UFSJ. Mestre e doutora em Psicologia. Pesquisadora e orientadora no PPEDU/UFSJ. Integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFSJ (NESC). 

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Rodrigues, C. C., de Ávila Todaro, M., & Batista, C. B. (2021). Saúde do idoso: discursos e práticas educativas na formação médica: DISCOURSES AND EDUCATIONAL PRACTICES IN MEDICAL TRAINING. Educação Em Revista, 37(1), 17. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20811

Edição

Seção

Artigos