NAÇÃO E NACIONALISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: jovens brasileiros pensando o Brasil
Palabras clave:
ensino de História, juventudes, nação e nacionalismos, mídias e tecnologiaResumen
O objetivo desse artigo é apresentar resultados de uma pesquisa que problematizou a relação entre jovens brasileiros e os sentidos de pertencimento nacional, em suas múltiplas mediações e lugares discursivos. Observando-se que os jovens, em cenários de escolarização, tendiam a assumir uma posição tácita de desvalorização do Brasil e da ideia de brasileiro, buscou-se compreender os modos pelos quais tais jovens, quando mediados por mecanismos comunicativos próprios do processo de produção de identidades juvenis, interpretavam e ressignificavam tal ideia de pertencimento. Com a utilização de entrevistas e um blog de internet a pesquisa dedicou-se a capturar as mudanças nos modos de compreender a realidade social tendo em vista os deslizamentos de sentidos entre os elementos da cultura política constituídos no âmbito do pensamento social brasileiro, aquilo que se prescreve para ser ensinado na história escolar e os aspectos que pautam o esforço de interpretação próprio das culturas juvenis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.