NAÇÃO E NACIONALISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: jovens brasileiros pensando o Brasil

Autores

  • Sonia Regina Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Daniela Pires de Freitas Rede de ensino de Viçosa

Palavras-chave:

ensino de História, juventudes, nação e nacionalismos, mídias e tecnologia

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar resultados de uma pesquisa que problematizou a relação entre jovens brasileiros e os sentidos de pertencimento nacional, em suas múltiplas mediações e lugares discursivos. Observando-se que os jovens, em cenários de escolarização, tendiam a assumir uma posição tácita de desvalorização do Brasil e da ideia de brasileiro, buscou-se compreender os modos pelos quais tais jovens, quando mediados por mecanismos comunicativos próprios do processo de produção de identidades juvenis, interpretavam e ressignificavam tal ideia de pertencimento. Com a utilização de entrevistas e um blog de internet a pesquisa dedicou-se a capturar as mudanças nos modos de compreender a realidade social tendo em vista os deslizamentos de sentidos entre os elementos da cultura política constituídos no âmbito do pensamento social brasileiro, aquilo que se prescreve para ser ensinado na história escolar e os aspectos que pautam o esforço de interpretação próprio das culturas juvenis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós Doutorado em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autònoma de Barcelona. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Cultura Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, saberes escolares, avaliação educacional e políticas públicas. Nessas áreas, vem orientando, desde 2005, alunos de Mestrado e Doutorado. Participou, até abril de 2009, do grupo gestor de implantação do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil na UFJF, foi, até 2011, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Daniela Pires de Freitas, Rede de ensino de Viçosa

Mestre em Educação pela UFJF, Graduada em História pela UFJF. 

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Miranda, S. R., & Freitas, D. P. de. (2023). NAÇÃO E NACIONALISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: jovens brasileiros pensando o Brasil. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21081

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)