ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS

Autores/as

  • Ferdinand Röhr Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Martin Buber, educação ética, ética pedagógica, ética da comunidade dos educadores, diálogo

Resumen

A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.

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Biografía del autor/a

Ferdinand Röhr, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular do Departamento Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco; Coordenador do Núcleo "Educação e Espiritualidade" do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Röhr, F. (2023). ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21080

Número

Sección

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