REMUNERAÇÃO SALARIAL DE PROFESSORES EM REDES PÚBLICAS DE ENSINO

Autores/as

  • Maria Dilneia Espindola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Solange Jarcem Fernandes Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS

Palabras clave:

Política educacional, remuneração salarial docente, financiamento para manutenção e desenvolvimento do ensino, fundos contábeis

Resumen

O trabalho analisa a remuneração salarial de professores das redes de ensino estadual e municipal na cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1998 a 2010, durante a vigência do Fundef e nos quatro primeiros anos de implementação do Fundeb. Trabalhou-se com a legislação nacional, estadual e municipal, indicadores educacionais do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, documentos das secretarias estadual e municipal de educação, balanços gerais de contas de governos e as tabelas salariais oficialmente divulgadas. Constatou-se que não houve impactos significativos em termos de ganhos e/ou aumentos na remuneração de professores como, a princípio, pareceram indicar as políticas de fundos contábeis. 

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Biografía del autor/a

Maria Dilneia Espindola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Unidade Educação.

Solange Jarcem Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS

Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Fernandes, M. D. E., & Fernandes, S. J. (2023). REMUNERAÇÃO SALARIAL DE PROFESSORES EM REDES PÚBLICAS DE ENSINO. Educação Em Revista, 29(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21095

Número

Sección

Artigos