ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Educação Integral, Pós-modernismo, NeoliberalismoResumen
Este artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, “nova estratégia” do Governo Federal para a promoção da “educação integral em tempo integral” na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam oprograma, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural,assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, umarenovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presenteno Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogiadas Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplantedo modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total)para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que esta é uma expressãoparticular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilmaao neoliberalismo, se revelando como a expressão da “hegemonia às avessas” noâmbito da política educacional.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.