ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores/as

  • JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Educação Integral, Pós-modernismo, Neoliberalismo

Resumen

Este artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, “nova estratégia” do Governo Federal para a promoção da “educação integral em tempo integral” na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam oprograma, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural,assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, umarenovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presenteno Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogiadas Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplantedo modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total)para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que esta é uma expressãoparticular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilmaao neoliberalismo, se revelando como a expressão da “hegemonia às avessas” noâmbito da política educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

Membropermanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de PesquisaEducação, Estado e Sociedade e professor do Curso de Pedagogia da UFPE/ CAA.Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação. No âmbito da graduaçãoministra as seguintes disciplinas: Estado, Política e Educação; OrganizaçãoEducacional e Gestão da Educação; Legislação e Financiamento da Educação. Élíder do grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticasdo Tempo Livre e pesquisador do CNPq e vem desenvolvendo pesquisas sobreEducação Integral. Também possui experiência em gestão pública nas área deEducação, Esporte e Lazer, tendo sido Diretor Geral de Esporte da Prefeitura doRecife (2001 a 2004), Diretor Presidente da Autarquia Ginásio de EsportesGeraldo Magalhães da Prefeitura do Recife (2007 a 2008). Tem experiência naárea de Gestão de Políticas Públicas em Educação, Esporte, Lazer e Juventude. 

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

DE ALMEIDA DA SILVA, J. A. (2023). ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 30(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21101

Número

Sección

Artigos