UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Autores/as

  • ELAINE FERNANDES MATEUS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Palabras clave:

Análise de Discurso Crítica, sistema posição-prática, formação de professores/as, Pibid

Resumen

Este texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELAINE FERNANDES MATEUS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Londrina, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio na University of San Diego, Califórnia, USA, 2005. Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UEL. 

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

MATEUS, E. F. (2023). UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148

Número

Sección

Artigos