UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
Palabras clave:
Análise de Discurso Crítica, sistema posição-prática, formação de professores/as, PibidResumen
Este texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.