DO PALCO DAS (IN)DIFERENÇAS AOS BASTIDORES DA PÓS-MODERNIDADE: TEORIA HISTÓRICA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

  • Cláudio Pellini Vargas Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Epistemologia, Racionalidade, Pós-modernidade, Diferenças

Resumen

Na conturbada esteira epistemológica contemporânea, o presente ensaio crítico tem por objetivo problematizar o discurso pós-moderno de pesquisadores acadêmicos que se sustentam no pensamento relativista pós-moderno em seu estado mais dissimulado e radical. Na sua estrutura, o trabalho contextualiza historicamente o campo “pós-moderno” à luz das ideias de Perry Anderson. Num segundo momento, apresenta relatos vivenciados em distintas universidades brasileiras, além de fragmentos teóricos “celebratórios”, sendo os quais iluminados e discutidos, essencialmente, pelas teorias de Terry Eagleton e David Harvey. Em síntese, argumenta-se na conclusão que as teorizações radicais “pós-modernas” tendem a se afastar da ideia de “respeito às diferenças”, ao fomentar as desconstruções epistemológicas que encaminham teorias, práticas e valores, na direção de uma homogeneização superficial, carismática e niilista.

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Biografía del autor/a

Cláudio Pellini Vargas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação (PPGE/UFJF)

Agência de Fomento: FAPEMIG

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Vargas, C. P. (2023). DO PALCO DAS (IN)DIFERENÇAS AOS BASTIDORES DA PÓS-MODERNIDADE: TEORIA HISTÓRICA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21214

Número

Sección

Artigos