O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã
Palabras clave:
Educação Geográfica, Consciência Espacial-Cidadã, Livros Didáticos.Resumen
O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.