O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã

Autores/as

  • Clodoaldo José Bueno do Prado SEED-PR
  • Sonia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná.

Palabras clave:

Educação Geográfica, Consciência Espacial-Cidadã, Livros Didáticos.

Resumen

O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.

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Biografía del autor/a

Clodoaldo José Bueno do Prado, SEED-PR

Estudo, em nível de Mestrado, de livros didáticos de Geografia, em conexão com a linguagem cartográfica e Educação Geográfica.

Sonia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná.

Atua na área da Educação Geográfica; Educação Ambiental – foco na escola e formação de professores.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Prado, C. J. B. do, & Carneiro, S. M. M. (2023). O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262

Número

Sección

Artigos