A POLÍTICA EDUCATIVA E SEUS EFEITOS NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: A REINVENÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTERPRETADA POR JOVENS ALUNOS
Palabras clave:
jovens, ensino médio, escola, políticas públicasResumen
Este artigo descreve o que pensam, sentem e experimentam os jovens alunos do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais a partir da implementação de uma política educativa que, alicerçada em uma reformulação curricular, modifica tempos e espaços escolares. Organizado em 3 seções, além da apresentação, iniciamos o texto expondo o cenário da pesquisa. Em seguida, na primeira seção, fazemos breve exposição do contexto político do Projeto Reinventando o Ensino Médio, institucionalizado na rede pública estadual de Minas Gerais, no período de 2012-2014. Na segunda seção, analisamos a percepção dos jovens alunos que vivenciaram a política em sua dimensão prática, explorando uma metodologia do tipo qualitativo baseada nos grupos focais. As falas dos jovens são reveladoras de como tais políticas muitas vezes colocam num lugar quase invisível os sujeitos para as quais são endereçadas. Por fim, na terceira seção, tecemos algumas ponderações acerca dos resultados da pesquisa.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.