A POLÍTICA EDUCATIVA E SEUS EFEITOS NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: A REINVENÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTERPRETADA POR JOVENS ALUNOS

Autores

  • Licinia Correa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Amália Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

jovens, ensino médio, escola, políticas públicas

Resumo

Este artigo descreve o que pensam, sentem e experimentam os jovens alunos do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais a partir da implementação de uma política educativa que, alicerçada em uma reformulação curricular, modifica tempos e espaços escolares. Organizado em 3 seções, além da apresentação, iniciamos o texto expondo o cenário da pesquisa. Em seguida, na primeira seção, fazemos breve exposição do contexto político do Projeto Reinventando o Ensino Médio, institucionalizado na rede pública estadual de Minas Gerais, no período de 2012-2014. Na segunda seção, analisamos a percepção dos jovens alunos que vivenciaram a política em sua dimensão prática, explorando uma metodologia do tipo qualitativo baseada nos grupos focais. As falas dos jovens são reveladoras de como tais políticas muitas vezes colocam num lugar quase invisível os sujeitos para as quais são endereçadas. Por fim, na terceira seção, tecemos algumas ponderações acerca dos resultados da pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licinia Correa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara (2008) e mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG. Tem experiência na área de Educação social, no trabalho com crianças, adolescentes e jovens. No ensino, tem sua atuação voltada para a Sociologia da Educação. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: juventude e educação, cultura juvenil e cultura escolar, relação jovens, escola e mundo do trabalho. Desde 1998, desenvolve projetos de extensão em Educação de Jovens e Adultos, educação social, formação de jovens e formação de educadores em parceria com movimentos sociais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e e organizações públicas.

Maria Amália Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação e desenvolve pesquisas sobre relação com o saber, saber docente, desigualdades sociais/desigualdades escolares, juventude-família-escola.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Correa, L., & Almeida Cunha, M. A. (2023). A POLÍTICA EDUCATIVA E SEUS EFEITOS NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: A REINVENÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTERPRETADA POR JOVENS ALUNOS. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21292

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.