LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL

Autores/as

  • Maristela Pereira Fritzen Fundação Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Letras, Centro de Educação
  • Ana Carolina Nazaro FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palabras clave:

línguas adicionais, línguas de imigração, educação básica, Mircrorregião de Blumenau

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir dados parciais de uma pesquisa mais abrangente que buscou analisar a oferta de línguas adicionais na educação básica em um cenário marcado historicamente pela interculturalidade, a Microrregião de Blumenau, Santa Catarina. Estudos anteriores já apontaram a presença de línguas de imigração nessa região, o que justifica a necessidade de se traçar um perfil das línguas oferecidas no currículo escolar dos sistemas públicos de ensino. Os procedimentos metodológicos incluíram um levantamento de dados nos quinze municípios que compõem a referida região, por meio de um questionário. A partir desse levantamento foi possível conhecer a situação de cada município no tocante às línguas oferecidas nas escolas e as recentes políticas linguísticas locais. A análise dos registros indica o pouco investimento nas línguas de imigração ainda presentes na Microrregião, bem como a necessidade de se discutir o papel da escola diante do plurilinguismo na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maristela Pereira Fritzen, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Letras, Centro de Educação

Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Ana Carolina Nazaro, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Bolsista de iniciação científica e licencianda em Letras na FURB.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Fritzen, M. P., & Nazaro, A. C. (2023). LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21293