Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai

Autores/as

  • Guilherme Dornelas Camara EA/UFRGS

Palabras clave:

Pronatec, Educação profissionalizante, empregabilidade, programas sociais

Resumen

O objetivo do trabalho é analisar a repercussão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para a inserção e qualificação profissional. Nos debates acadêmicos, técnicos e do senso comum sobre a sua efetividade para o fim da pobreza, muitas vezes se questiona sua influência sobre a estabilidade do trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, poucos estudos têm se dedicado a verificar junto aos próprios beneficiários sua relevância para inserção profissional, caminho considerado sustentável para o combate à situação de vulnerabilidade das famílias beneficiárias. Propondo-se a essa análise, o trabalho parte de dados coletados em entrevistas com beneficiários em uma cidade da fronteira do Brasil com o Uruguai. É abordada a importância econômica do Pronatec para as famílias frente às dificuldades do mercado de trabalho local.

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Dornelas Camara, G. (2023). Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297