O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
Palabras clave:
transformismo algébrico, álgebra elementar, discurso matemáticoResumen
O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.