FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROPOSTAS CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Palabras clave:
Educação Física Escolar, Currículo, São Paulo.Resumen
O objetivo desse estudo foi analisar as orientações curriculares da Educação Física (EF) na rede municipal e estadual de São Paulo com vistas a identificar as concepções teóricas que influenciaram sua elaboração. Foram analisadas quatro propostas curriculares da rede estadual e seis documentos oficiais curriculares da rede municipal publicados entre o final da década de 1970 e o ano de 2017. Essa análise mostrou que houve publicações de orientações curriculares durante todo o período pesquisado e que é permanente a intenção de influenciar a prática pedagógica do professor de EF. No entanto, foram notadas mudanças bruscas na forma como era proposto o ensino no interior da escola. Ficou claro que a tematização das manifestações da cultura corporal de movimento se tornou o objetivo hegemônico nas orientações curriculares publicadas na última década, de modo a caracterizar uma superação do paradigma da aptidão física como norteador da prática pedagógica.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.