FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROPOSTAS CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Currículo, São Paulo.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar as orientações curriculares da Educação Física (EF) na rede municipal e estadual de São Paulo com vistas a identificar as concepções teóricas que influenciaram sua elaboração. Foram analisadas quatro propostas curriculares da rede estadual e seis documentos oficiais curriculares da rede municipal publicados entre o final da década de 1970 e o ano de 2017. Essa análise mostrou que houve publicações de orientações curriculares durante todo o período pesquisado e que é permanente a intenção de influenciar a prática pedagógica do professor de EF. No entanto, foram notadas mudanças bruscas na forma como era proposto o ensino no interior da escola. Ficou claro que a tematização das manifestações da cultura corporal de movimento se tornou o objetivo hegemônico nas orientações curriculares publicadas na última década, de modo a caracterizar uma superação do paradigma da aptidão física como norteador da prática pedagógica.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.