Quem girou as chaves da internacionalização dos currículos na Educação Básica?

Autores/as

  • JUARES SILVA THIESEN Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palabras clave:

currículo, internacionalização, escolas internacionais, bacharelado internacional.

Resumen

No texto, identifico e analiso um conjunto de iniciativas de largo impacto envolvendo formação escolar, as quais, em distintos aspectos, configuram marcas do surgimento e da consequente expansão da internacionalização dos currículos nos territórios da Educação Básica em escala mundial. Exploro, ademais, as racionalidades epistêmicas, pedagógicas e políticas que mobilizam tais projetos, bem como as influências que exercem, particularmente, sobre a política curricular oficial brasileira. Trata-se de um estudo exploratório de natureza empírico-teórica que, recorrendo à literatura impressa e às bases de dados disponíveis nas redes digitais, utiliza predominantemente trabalhos já realizados em contextos internacionais como fontes primárias. Os resultados indicam que, embora os projetos sejam predominantemente de iniciativa não estatal, suas influências alcançam com força vários sistemas nacionais de educação, inclusive o do Brasil.

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Biografía del autor/a

JUARES SILVA THIESEN, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação pelo ICCP/Havan (2002)  e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2009)

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

THIESEN, J. S. (2023). Quem girou as chaves da internacionalização dos currículos na Educação Básica?. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21346

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