DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS:

ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA

Autores/as

Palabras clave:

Formación del profesorado, Literatura francófona, Experiencias pedagógicas intrigantes, Dispositivos de formación.

Resumen

En Brasil, la formación inicial del profesorado es muy estudiada desde un punto de vista teórico, a pesar de que poco se conoce sobre lo que ocurre en el contexto de sus licenciaturas. A partir de resultados inéditos de investigación anterior, aquí ampliada y profundizada, el objetivo de este artículo es doble: (a) analizar y difundir las propuestas pedagógicas orientadas a la formación inicial docente en los países francófonos, importante grupo de referencia en Brasil y (b) verificar cómo - y con qué configuraciones - aparecen en el país aspectos relacionados con esta literatura. Para ello, utilizamos las experiencias ganadoras del Premio Profesor Rubens Murillo Marques (PPRMM), que valora al formador de futuros docentes y difunde las experiencias que contribuyen al aprendizaje de la enseñanza. Los resultados indican que, a pesar de los macro obstáculos, también existen iniciativas específicas que logran promover la unidad entre teoría y práctica, al favorecer la aproximación del estudiante con la escuela en otros momentos del curso que no sean los de las asignaturas de prácticas. Con esto, los futuros docentes aprenden a utilizar las teorías conocidas en la universidad en el contexto de las escuelas de educación básica, reflexionando, analizando y cuestionando los dispositivos que utilizan, contrastando los resultados esperados y los obtenidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisela Lobo Tartuce, Fundação Carlos Chagas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Sociologia pela mesma Instituição. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1997, tendo desenvolvido projetos de pesquisa com os seguintes temas: relação escola-trabalho, transição escola-trabalho, qualificação profissional, jovens, juventude, ensino médio e políticas educacionais. É editora executiva de Cadernos de Pesquisa, revista de estudos e pesquisas em educação da Fundação Carlos Chagas. É orientadora pelo Sedes Sapientiae e atualmente realiza curso de aperfeiçoamento "Abordagem psicanalítica da adolescência,", na mesma instituição.

CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS, Fundação Carlos Chagas e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia, pela universidade de Stanford (CA, USA); mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997), no Governo Mário Covas. Atuou como professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004) e ministrou cursos de verão na universidade de Seton Hall (NJ, USA, 2008 e 2009) e em Luanda (Angola) sobre currículo da escola básica (2013 e 2014). Assessorou várias agências nacionais e estrangeiras. Foi superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas/FCC, membro da Comissão Assessora da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP; da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Atualmente, é pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2020) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (1989-2020). Integra o Corpo Editorial dos periódicos Cadernos de Pesquisa (FCC/SP), Psicologia da Educação (PUC/SP) e Educación y Ciencia (Santo Domingo). É parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq. Conta com mais de 80 orientações de mestrado e doutorado concluídas e 13 em andamento (06 de mestrado e 07 de doutorado). Sua atuação tem incidido nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor (inicial e continuada), trabalho/atividade docente, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano, autorregulação da conduta, metacognicão e competências e habilidades do século XXI. 

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas e Unasp

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas, professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp e professora visitante do Mestrado profissional em Educação da Unitau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento e conhecimento profissional. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). 

Publicado

2022-01-13

Cómo citar

Lobo Tartuce, G., LEME FERREIRA DAVIS, C. ., & Albieri de Almeida, P. C. (2022). DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS: : ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/33828

Número

Sección

Dossiê - Formação Docente e Práticas Pedagógicas: tempos, tensões e invenções