La DESMATERIALIZACIÓN DE LA ESCUELA EN LA EDUCACIÓN DEL FUTURO:

UN ANÁLISIS DE LOS DISCURSOS CONTEMPORÁNEOS

Autores/as

  • Bruno da Mata Farias USP
  • Valeria Cazetta USP
  • Ana Laura Godinho Lima USP

Palabras clave:

Discurso, Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), Desmaterialización de la Infancia, Educación, COVID-19

Resumen

En este texto pretendemos analizar los efectos de los informes de Edgard Faure (1973) y Jacques Delors (1996) sobre la desmaterialización de la escuela acelerada por la pandemia del COVID-19. La agenda de estos dos informes gira en torno al encuentro entre la educación y las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), a través de un conjunto de recomendaciones sobre cómo hacer más eficaz la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos mediado por el uso de pedagogías alternativas en estrecha relación con los recursos audiovisuales y de Internet. A partir de esta problemática, he aquí nuestra hipótesis de trabajo: el discurso sobre la sociedad del aprendizaje, que elogia el uso de las nuevas tecnologías en la educación, paralelamente al discurso sobre el desmantelamiento de la infancia, que defiende la educación de los niños en contacto directo con la naturaleza, están próximos en su efecto de promover la desmaterialización de la escuela, mientras que la pandemia ha creado el contexto en el que la desmaterialización se ha vuelto temporalmente inevitable. Entre las conclusiones, destacamos que, en el contexto urbano actual, permeado por una idea de educación en el sentido de que todo artefacto es educativo, el aprendizaje se ha convertido en la plataforma de los espacios-entornos ya desempoderados y desmaterializados.

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Biografía del autor/a

Bruno da Mata Farias, USP

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP, na área de concentração Cultura, Educação e Saúde. Especialista em Psicologia Política pela EACH-USP. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH - USP. Integrante do GEPSIPOLIM (Grupo de Estudos em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo). Integrante do MIRAGEM (Grupo de Pesquisa em Culturas Visuais e Experimentações Geográficas). Integrante do grupo Competência em Informação e processos inter-relacionados. Trabalha na gestão pública como Gerente de Serviços para população de rua no Centro de Temporário de Acolhimento - Anhangabaú.

Valeria Cazetta, USP

Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Possui graduação em Geografia, mestrado e doutorado na mesma área. Realizou estágio pós-doutoral em Didática da Geografia e Cartografia, na Universidad Politécnica de Madrid, Espanha (UPM), com bolsa de pesquisa Capes. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) com o pós-doutorado em educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordena o Grupo de Pesquisa em Culturas Visuais e Experimentações Geográficas, certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, e integra a rede internacional de pesquisa ?Imagens, Geografias e Educação?. Atua como professora e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve trabalhos de pesquisa multidisciplinares, na fronteira entre imagens (mapas, fotografias, tatuagens, imagens orbitais, desenhos e produção de narrativas audiovisuais), estudos culturais, geografia e educação.

Ana Laura Godinho Lima, USP

Ana Laura Godinho Lima é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É licenciada em Pedagogia (1996), mestre (1999), doutora (2004) e livre-docente (2020) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora contemplada no Edital Sabático 2021, do Instituto de Estudos Avançados em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, com o projeto "Efeitos do Ambiente no Desenvolvimento Psicológico e na Educação: análise de discursos. Realizou, como parte das atividades do doutorado, um estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison, sob a orientação do Prof. Dr. Thomas S. Popkewitz. É professora da área de Psicologia da Educação. Suas pesquisas e publicações inserem-se nos campos da Psicologia da Educação e da História da Educação e dedicam-se à análise dos discursos especializados da psicologia sobre a criança e sua educação a partir da perspectiva de uma histórica. Participa dos projetos de pesquisa interinstitucionais "Exclusão escolar na escola brasileira: persistências e resistências (1920-2020)", "O ensino de história da educação em perspectiva comparada: formação de professores, programas de ensino e manuais disciplinares no Brasil e em Portugal (sécs. XIX e XX)" desenvolvidos com financiamento do CNPq e é pesquisadora associada ao Projeto Temático FAPESP que tem como título SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...).

Publicado

2022-08-22

Cómo citar

Farias, B. da M., Cazetta, V., & Lima, A. L. G. (2022). La DESMATERIALIZACIÓN DE LA ESCUELA EN LA EDUCACIÓN DEL FUTURO:: UN ANÁLISIS DE LOS DISCURSOS CONTEMPORÁNEOS. Educação Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34836

Número

Sección

Artigos