INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍA EN EDUCACIÓN: PROPUESTA DE UN MODELO DE FORMACIÓN DE PROFESORES INSPIRADO EN TPACK
Palabras clave:
Tecnología educacional, Educación Básica, Capacitación docente, TPACKResumen
A integração tecnológica geralmente é entendida como a incorporação de tecnologia nas
salas de aula. No entanto, um dos pontos que merece mais atenção é a forma como essa inclusão tem
sido feita no processo de ensino, nas experiências de aprendizagem e no currículo. Assim, é possível
afirmar que a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula envolve
competências específicas dos docentes em relação ao uso pedagógico das tecnologias. Os professores
devem adquirir e desenvolver continuamente conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes à área no
intuito de incluir os recursos tecnológicos em suas tarefas diárias. Este estudo abordou a etapa inicial de
um framework de integração de tecnologia na educação, que é parte do Programa de Integração de
Tecnologia na Educação, desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação Remota, na Universidade
Federal de Santa Catarina. Neste estágio específico, conduziu-se uma pesquisa com o objetivo de
conhecer o nível de conhecimento e experiência dos docentes participantes no que se refere ao uso de
TICs em suas aulas. Dois questionários, disponibilizados no Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem, foram respondidos por 398 professores de cinco escolas durante o estágio inicial das
capacitações ofertadas pelo programa entre 2017-2019. Este estudo permitiu conhecer a visão dos
docentes participantes quanto ao uso de tecnologias. É possível afirmar que o framework de formação
tem se mostrado eficiente, uma vez que tem possibilitado aos professores aprenderem a utilizar as
tecnologias em sala de aula bem como a refletir sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.