INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE INSPIRADA NO TPACK
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Educação Básica, Capacitação docente, TPACKResumo
A integração tecnológica geralmente é entendida como a incorporação de tecnologia nas
salas de aula. No entanto, um dos pontos que merece mais atenção é a forma como essa inclusão tem
sido feita no processo de ensino, nas experiências de aprendizagem e no currículo. Assim, é possível
afirmar que a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula envolve
competências específicas dos docentes em relação ao uso pedagógico das tecnologias. Os professores
devem adquirir e desenvolver continuamente conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes à área no
intuito de incluir os recursos tecnológicos em suas tarefas diárias. Este estudo abordou a etapa inicial de
um framework de integração de tecnologia na educação, que é parte do Programa de Integração de
Tecnologia na Educação, desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação Remota, na Universidade
Federal de Santa Catarina. Neste estágio específico, conduziu-se uma pesquisa com o objetivo de
conhecer o nível de conhecimento e experiência dos docentes participantes no que se refere ao uso de
TICs em suas aulas. Dois questionários, disponibilizados no Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem, foram respondidos por 398 professores de cinco escolas durante o estágio inicial das
capacitações ofertadas pelo programa entre 2017-2019. Este estudo permitiu conhecer a visão dos
docentes participantes quanto ao uso de tecnologias. É possível afirmar que o framework de formação
tem se mostrado eficiente, uma vez que tem possibilitado aos professores aprenderem a utilizar as
tecnologias em sala de aula bem como a refletir sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.