¿HACIA DÓNDE CAMINA EL CAMPO DE INVESTIGACIÓN DE LA EDUCACIÓN POPULAR? CUENTIONES QUE IMPULSAN EL DEBATE ACTUAL
Palabras clave:
educación popular, estado del arte, estadoResumen
Este artigo se dedica a identificar e a problematizar questões envolvendo a Educação
Popular e o Estado, partindo da análise de pesquisas realizadas no campo da Educação Popular. A
emergência de governos populares na América Latina, a partir dos anos 2000, produz alterações na
forma como os atores da Educação Popular se relacionam com o Estado, apresentando novos desafios
e questões para os sujeitos que compõem esse campo. A partir dessa compreensão, realiza-se um
estudo aprofundado de teses de doutorado que apresentam análises com foco na Educação Popular e
no Estado, estabelecendo alguma relação entre eles. A pesquisa selecionou trabalhos defendidos entre
os anos 2000 e 2013, em programas de pós-graduação em educação de universidades brasileiras,
configurando-se como uma contribuição a um estado da arte sobre os temas em questão. Trata-se de
uma pesquisa teórico-bibliográfica fundamentada numa abordagem teórica crítico-dialética. De maneira
geral, é possível afirmar que, nos estudos analisados, a capacidade da Educação Popular, enquanto
prática político-pedagógica, de contribuir para a transformação da sociedade capitalista é a questão
chave que permeia todos os debates. São também resultados da pesquisa, entre outros elementos, a
existência de disputa de sentidos e objetivos, no que concerne a Educação Popular; a predominância da
constatação de compartilhamento de responsabilidades na execução ou na formulação de políticas e
programas governamentais, no que concerne à relação entre a Educação Popular e o Estado; a
concentração de análises nos impactos e nas implicações que tais compartilhamentos trazem para
organizações e movimentos sociais e populares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.