¿HACIA DÓNDE CAMINA EL CAMPO DE INVESTIGACIÓN DE LA EDUCACIÓN POPULAR? CUENTIONES QUE IMPULSAN EL DEBATE ACTUAL

Autores/as

  • BETÂNIA CORDEIRO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • MARIA CLARA BUENO FISCHER Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palabras clave:

educación popular, estado del arte, estado

Resumen

Este artigo se dedica a identificar e a problematizar questões envolvendo a Educação
Popular e o Estado, partindo da análise de pesquisas realizadas no campo da Educação Popular. A
emergência de governos populares na América Latina, a partir dos anos 2000, produz alterações na
forma como os atores da Educação Popular se relacionam com o Estado, apresentando novos desafios
e questões para os sujeitos que compõem esse campo. A partir dessa compreensão, realiza-se um
estudo aprofundado de teses de doutorado que apresentam análises com foco na Educação Popular e
no Estado, estabelecendo alguma relação entre eles. A pesquisa selecionou trabalhos defendidos entre
os anos 2000 e 2013, em programas de pós-graduação em educação de universidades brasileiras,
configurando-se como uma contribuição a um estado da arte sobre os temas em questão. Trata-se de
uma pesquisa teórico-bibliográfica fundamentada numa abordagem teórica crítico-dialética. De maneira
geral, é possível afirmar que, nos estudos analisados, a capacidade da Educação Popular, enquanto
prática político-pedagógica, de contribuir para a transformação da sociedade capitalista é a questão
chave que permeia todos os debates. São também resultados da pesquisa, entre outros elementos, a
existência de disputa de sentidos e objetivos, no que concerne a Educação Popular; a predominância da
constatação de compartilhamento de responsabilidades na execução ou na formulação de políticas e
programas governamentais, no que concerne à relação entre a Educação Popular e o Estado; a
concentração de análises nos impactos e nas implicações que tais compartilhamentos trazem para
organizações e movimentos sociais e populares.

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Publicado

2021-12-03

Cómo citar

CORDEIRO, B. ., & BUENO FISCHER, M. C. . (2021). ¿HACIA DÓNDE CAMINA EL CAMPO DE INVESTIGACIÓN DE LA EDUCACIÓN POPULAR? CUENTIONES QUE IMPULSAN EL DEBATE ACTUAL. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37437