CAMBIOS EN EL PIBID Y EM LA PREPARACIÓN DE LOS MAESTROS PARA EL INICIO DE LA DOCENCIA: ANÁLISIS MULTI NIVEL BASADO EN THCA
Palabras clave:
Programa de Inducción Docente Brasileño, PIBID, Teoría de la Actividad Histórico Cultural, Programa de Residencia PedagógicaResumen
: Neste artigo analisamos algumas das recentes mudanças impostas ao Programa de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) vigente no Brasil desde 2007. O Programa cumpriu, na última década, a
importante tarefa de preparar melhor os licenciandos para o início da carreira docente; porém, o último
edital lançado em 2018 modificou significativamente a estrutura do Programa, alterando seu potencial
formativo. Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos parte das atividades
desenvolvidas no âmbito de um subprojeto de Física do PIBID de uma universidade federal. A análise
foi realizada em três níveis. No nível micro, analisamos as situações sociais de curta duração que
potencializaram a preparação para o início da docência de licenciandos do subprojeto. No nível meso,
analisamos o sistema de atividade desse subprojeto, evidenciando os elementos que mais contribuíram e
quais se mostraram limitados na formação dos futuros professores. No nível macro, investigamos como
as mudanças no PIBID, acompanhadas pelo lançamento do Programa de Residência Pedagógica,
afetaram o sistema de atividades do PIBID. Nossos resultados indicam que essas mudanças podem
provocar o distanciamento do PIBID de sua identificação com a iniciação à docência, pois prejudicam a
eficiência da ação de tutoria, diminuem a heterogeneidade dos sujeitos que compõem os subprojetos e
enfraquecem as parcerias entre universidades e escolas. Além disso, não contribuem para diminuir as
limitações desse Programa e não ampliam as possibilidades dos futuros professores de vivenciarem os
diversos elementos que caracterizam o início da docência.
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