LOS MANUALES DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA EN EL PLAN NACIONAL DEL LIBRO DE TEXTO

Autores/as

  • Renato Novaes Marinha do Brasil
  • Antonio Jorge Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Felipe Triani FAETEC
  • Silvio Telles Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educación Física Escolar, Plan Nacional de Libros de Texto, Currículo, Neoliberalismo, Livro de texto, Políticas públicas

Resumen

La Educación Física se incluyó en el Plan Nacional de Libros de Texto (PNLD) en 2019, y el manual del maestro fue el modelo de libro adoptado. Este artículo analiza la inserción de la Educación Física en este programa y considera el curso de los libros de texto en este componente curricular y la alineación de los manuales docentes con las políticas curriculares neoliberales que han invadido el campo de la educación brasileña en las últimas décadas. En primer lugar, presentamos el contexto de los libros de texto de Educación Física en Brasil, desde guías de gimnasia, pasando por libros de texto, hasta manuales del PNLD, un momento en el que la Educación Física escolar despierta una nueva relevancia en el mercado editorial. Luego, realizamos un análisis de la colección de libros de texto que tuvo el mayor número de ejemplares vendidos en 2019 y 2020, la colección Prácticas Corporales de Editora Moderna, revelando cómo se puede tomar como una de las señales de las reformas neoliberales en el currículo en curso. Finalmente, alertamos sobre el surgimiento de un sentido de Educación Física escolar conformado por el mercado y apuntamos alternativas a los manuales del profesor con el fin de escapar de la lógica actual del mercado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Novaes, Marinha do Brasil

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte na UERJ, possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ, Especialização em Treinamento Desportivo pela UFRJ e Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Comando da Marinha no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Foi elaborador do material didático de Educação Física no Ensino Fundamental II da Fundação Cecierj/CEJA (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Foi professor e coordenador de Educação Física e Esportes na Escola Sesc de Ensino Médio e de Educação Física/Natação no Colégio MOPI/Itanhangá. É membro do grupo de pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com interesse nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Atividades Aquáticas e História do Esporte.

Antonio Jorge Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio de Pós-doutorado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Fundamentos da Educação (2018-2019) e na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-2008). É professor permanente do Programa de Pós-graduarão em Educação-UFRJ, na linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Instituições Educacionais, e professor colaborador do Programa em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física. Atuou como líder (2008-2020) do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC), é membro-pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação e Sociedade Contemporânea- UFSC, do Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades ? NUPES, da FAE/UFMG e do PROTEORIA-UFES. Foi membro titular do Comitê Científico do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPED ( 2013-15; 2015-2017; 2020-atual). Foi membro do Conselho Superior de Pós-graduação da UFRJ- CEPG (Conselho de Graduados 2011-2014), Coordenador Institucional PIBIC-UFRJ (2014-2015). Foi editor da Revista Contemporânea de Educação (RCE-UFRJ) e editor de seção do Journal Physical Education. Atua Consultor Ad-Hoc na Área de Educação-CAPES (2015-atual). Foi coordenador do PRINT do PPGE-UFRJ (2018-2020). Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005-atual e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018; 2019-atual). Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, dissertações de mestrado. teses de doutorado e estágio de pós-doutorado. É autor de artigos científicos, livros, capítulos de livros e artigos de divulgação científica vinculados aos temas da escolarização, da escola de tempo integral, da educação do corpo, da educação física escolar e das políticas públicas da educação e do esporte. Atualmente seu projeto de pesquisa trata dos debates públicos e educacionais que envolvem os temas étnicos-raciais, racismo e antirracismo, políticas identitárias e modalidades de educação diferenciada.

Felipe Triani, FAETEC

É Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Atletismo pela Faculdade Unyleya (2021), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). É Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UFCG e do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. No Ensino Superior atua como docente do curso de Educação Física no Centro Universitário Gama e Souza e na Universidade Estácio de Sá, sendo bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Atua ainda como professor conteudista, tendo produzido material didático para UNIGRANRIO, UNIVERSO e YDUQS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Formação de Professores, Atletismo, Esportes de Aventura e Educação Física Escolar. 

Silvio Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora (Portugal) no Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e adjunto IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua respectivamente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, orientando nos cursos de mestrado e doutorado. Também exerce a função de técnico de polo aquático do Fluminense Football Club e de docente na UNESA no curso de Educação Física. É líder do Grupo de pesquisa em Escola , Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq .Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: natação, polo aquático ,história do esporte e da educação física, educação física escolar, envelhecimento, gestão do esporte e políticas públicas.

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Novaes, R., Soares, A. J., Triani, F., & Telles, S. (2023). LOS MANUALES DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA EN EL PLAN NACIONAL DEL LIBRO DE TEXTO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38185

Número

Sección

Artigos