CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES

AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA

Autores/as

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palabras clave:

competências socioemocionais; racionalidade neoliberal, ensino médio, projeto de Vida.

Resumen

O objetivo deste texto consiste em analisar coleções didáticas de Projeto de Vida, com vistas a estudar como as competências socioemocionais são abordadas em tais materiais didáticos e de que forma refletem os anseios da racionalidade neoliberal. Para ancorar teoricamente o estudo, busca-se respaldo, sobretudo em Foucault (2008), em Dardot e Laval (2016), em Lemos e Macedo (2019), em Ciervo (2019), em Smolka et al (2015), dentre outros. Acerca da metodologia, convém frisar que se trata de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental, seguindo uma abordagem eminentemente qualitativa. O corpus é formado por fragmentos extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. Por meio da análise, pode-se ponderar que há uma relação direta entre as competências socioemocionais e a racionalidade neoliberal, porque os jovens são orientados a regular suas emoções, com vistas a aperfeiçoar o capital humano e, como corolário, construir o projeto de vida com base naquilo que é desejável no cerne de uma racionalidade matizada pela concorrência, individualidade, resiliência e autonomia.

 

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Biografía del autor/a

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Publicado

2023-11-10

Cómo citar

Vieira da Silva, F. (2023). CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39619

Número

Sección

Artigos