A opção pelo magistério representada por professoras de ensino fundamental em memoriais

Autores/as

  • Lúcia Velloso Maurício

Palabras clave:

Representação e Memória Social;, Formação de Professores;, Opção pelo Magistério.

Resumen

Este trabalho procurou elucidar a constituição de representações sociais por meio da memória social. Foram analisados 31 memoriais de professoras de 1ª a 4ª série como trabalho final em curso de atualização. Memórias pessoais têm como objeto a história de vida de cada um, mas são sociais pelo seu conteúdo. As professoras se distribuíram equitativamente entre efetivas e contratadas, com largo leque etário. As categorias emergiram dos memoriais por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram maior coesão nos relatos das professoras concursadas e perceptível preocupação com a renovação de contrato pelas não-efetivas. Em vez de representação social sobre o fazer docente, os depoimentos estavam ancorados na representação de aluno, responsável pelos obstáculos que se impõem à prática docente. Predominou a valorização do aprendizado prático: aprende-se trabalhando. Os memoriais indicaram que a opção pelo magistério se dá pela vocação, pela instituição formadora e pelas experiências iniciais de trabalho.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Maurício, L. V. . (2023). A opção pelo magistério representada por professoras de ensino fundamental em memoriais. Educação Em Revista, 25(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39820

Número

Sección

Artigos