Saber leer, aprender a leer

Autores/as

  • Hebe Tizio

Palabras clave:

Leitura, Escrita, Interpretação, Inconsciente.

Resumen

A partir da constatação de que, nos termos atuais, se lê cada vez menos, a autora propõe manter em aberto outra questão: Se lê menos ou se lê diferente? Assim, o artigo interroga a relação do ser falante com a escrita e com a cultura, destacando, em toda leitura, o componente da interpretação, que não ocorre independentemente da leitura do inconsciente. Apresenta o inconsciente como intérprete, ou seja, um aparelho de leitura que interpreta a realidade e tudo o que é lido. Chama a atenção para a dimensão de satisfação inerente à atividade de interpretação e à função da educação de apontar as possibilidades para que tal satisfação possa circular socialmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Tizio, H. (2023). Saber leer, aprender a leer. Educação Em Revista, 25(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39830

Número

Sección

Psicanálise e Educação