Alfabetização: a construção do objeto conceitual

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

Palabras clave:

educação, pedagogico

Resumen

A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro.

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Biografía del autor/a

Maria Auxiliadora Mattos Pimentel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia e Educação para alunos com necessidades educacionais especiais.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Mattos Pimentel, M. A. (2023). Alfabetização: a construção do objeto conceitual. Educação Em Revista, 2(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41206

Número

Sección

Artigos

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