MODERNIZACIÓN RESTAURADORA Y TRANSFORMISMO EN LA POLÍTICA DE LA ENSEÑANZA MEDIANA DE PERNAMBUCO

ESTRATEGIAS DE PASIVIDAD DE LA HEGEMONIA EMPRESARIAL

Autores/as

Palabras clave:

enseñanza mediana- Pernambuco, hegemonia, revolución passiva, transformismo, reformadores empresariales

Resumen

El texto examina la dinámica político ideológica y el contenido de la hegemonía empresarial
en las políticas para la educación de la enseñanza mediana en Pernambuco. El análisis se centra en los
organizadores intelectuales de la política, el aparato privado de hegemonía, las orientaciones políticoideológicas y el comportamiento de los sectores y representantes de los subalternos frente al Procentro
y, posteriormente, al Programa de Educación Integral. Para ello, se analizaron documentos oficiales y de
instituciones privadas a la luz de las categorías gramscianas, destacando la revolución pasiva y el
transformismo. Se concluye que la hegemonía corporativa en la política en cuestión expresa un
movimiento de modernización-restauración de la racionalidad empresarial, revisando aspectos
ideológicos secundarios a la hegemonía corporativa para incorporar, residualmente, las demandas de los
subordinados. Esto resulta en un proyecto, enel plan de la apariencia, más “social” e “inclusivo” del
gerencialismo, lo que, a su vez, conduce a fenómenos de transformismos como expresiones de la
pasividad de las oposiciones al modelo gerencial. También vale la pena señalar que el movimiento de
modernización-restauración analizado en Pernambuco es parte de un bloque histórico liderado por
sectores progresistas de la política y la sociedad civil que caracteriza una revolución brasileña pasiva y su
liberalismo social (CASTELO, 2011).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

John Mateus Barbosa, IFCE

Doutor em Educação (UFPE). Professor EBTT no Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu-IFCE/Iguatu-CE-Brasil. Áreas de atuação: Política Educacional, Trabalho Docente, Ensino Médio. Líder do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio - LEPEem". Coordenador do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (Edital Universal): O Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco - desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude financiado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados). Orienta projeto de Iniciação Científica financiado pela Funcap-CE, CNPq E IFCE. Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Autor de vários capítulos de livros e artigos, com destaque para: BARBOSA, J. M. O "flexível" ensino médio do governo Temer (lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação. revista educação em debate, v. 41, p. 77-92, 2019; BARBOSA, J. M. Da precarização à autonomia estranhada: nexos psicofísicos da docência em Pernambuco, v.28, n. 1, p. 47-70, 2022; CARVALHO, J. C; BARBOSA, J. M. Mudando para permanecer: uma análise das estratégias de adoção do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino do Ceará. In: KÖRBES C., FERREIRA, E. B.; SILVA, M. R. da; BARBOSA, R. P. (Orgs.) Ensino médio em pesquisa. Curitiba: CRV, 2022. p. 243-254.

 

Senhor Jamerson, UFPE

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE/CE), Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Professor Associado 3 lotado do Curso de Pedagogia da UFPE/ CAA/ NFD. No âmbito da graduação ministra as seguintes disciplinas: Estado, Política e Educação; Organização Educacional e Gestão da Educação; Legislação e Financiamento da Educação. É líder do grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre e pesquisador do CNPq. Coordenou as pesquisas: Jovens e Educação Integral no Ensino Médio: analisando programas em implementação no Estado de Pernambuco, a partir do novo ordenamento legal do Estado Brasileiro (CNPq, Edital de Ciências Humanas - 2012-2015) e Educação Integral no contexto da intersetorialidade: avaliando o Programa Mais Educação em Pernambuco (CNPq, Edital de Ciências Humanas ? 2009-2012). Também possui experiência em gestão pública nas áreas de Educação, Esporte e Lazer, tendo sido Diretor Geral de Esporte da Prefeitura do Recife (2001 a 2004), Diretor Presidente da Autarquia Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães da Prefeitura do Recife (2007 a 2008). Publicou artigos nos seguintes periódicos: Educação em Revista (2014); Revista Práxis Educativa (2014); Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP ? INEP (2013); Germinal: Marxismo e Educação em Debate (2013) e outros. Publicou, em coautoria, os livros: Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: Editora CRV, 2012 e Círculos Populares de Esporte e Lazer - por uma educação no e para o tempo livre. Recife: Bagaço, 2004. Organizou o livro Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude. Recife: Instituto Tempo Live, 2007, além de ter publicado vários capítulos de livros.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Barbosa, J. M., & Almeida da Silva, J. A. . (2024). MODERNIZACIÓN RESTAURADORA Y TRANSFORMISMO EN LA POLÍTICA DE LA ENSEÑANZA MEDIANA DE PERNAMBUCO : ESTRATEGIAS DE PASIVIDAD DE LA HEGEMONIA EMPRESARIAL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42109

Número

Sección

Artigos