Leitura e escrita: dois processos distintos
Palabras clave:
Leitura, EscritaResumen
Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo.
Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.