Leitura e escrita: dois processos distintos

Autores/as

  • Daniel Alvarenga

Palabras clave:

Leitura, Escrita

Resumen

Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo.

Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Alvarenga, D. . (2023). Leitura e escrita: dois processos distintos. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343

Número

Sección

Artigos

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