Diferença não é dificiência: em questão a patalogiazação do fracasso escolar
Palabras clave:
Diferença, Deficiência, Fracasso escolarResumen
A partir de crítica fls explicas õ es que situam como causa do fracasso escolar das crianças das camadas populares os seus “déficits” e “patologias” diversas,
procurou-se mostrar que essas crianças, nas quais se vóem apenas negatividades, têm um potencial rico advindo de sua experiência de vida e uma especificidade de aprendizagem diretamente relaciona- da ã sua classe social de origem. Fez-se um estudo de caso de um gmpo de cri s . Suas histórias de vida mostraram as contrações entre seu desempenho em casa e na escola. A análise de seus “erros” mostrou a construção lõgi- ca e a riqueza de pensamento dessas crianças. Concluiu-se que, para vencer o fracasso escolar, o processo de ensino- aprendizagem deve apoiar-se nas formas de pensamento das crias das camadas populares, cujo pressuposto epistemolõgico concebe o fazer como fonte do saber e que não permitem uma maior aproximação e um melhor conhecimento dessas crians as. Entretanto, o processo de ensino assim concebido só se poderã concretizar-se se alterarem as formas de organização e as condições de trabalho pedagógico que estruturam a escola.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.