Do ruído à fala: análise da experiência de participação política de mulheres em Minas Gerais, na década de 75-85, em partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres
Palabras clave:
Pólitica de mulheres, Minas Gerais, Movimento sociaisResumen
Este trabalho teve como objetivo compreender a participação das mulheres nos partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres; em Minas Gerais, na Década da Mulher- 75-85, em sua dimensão educativa. Lendo a prática política como processo socializador, percebemos que o educativo que buscávamos estava se realizando nesses espaços em que coletivamente se construíam os sujeitos sociais. Tomaram-se três espaços distintos, referidos a diferentes esferas: à política "stricto sensu", ao trabalho (produção) e à vida em seu sentido mais geral (cotidiano, esfera privada, reprodução).
Durante a elaboração da dissertação, a luta das mulheres configurou-se como uma luta por cidadania. Assim, ainda que não fosse a nossa preocupação inicial, a cidadania se fez questão para nós. Para a realização deste trabalho, fizeram-se levantamentos junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e ao Arquivo: Público Mineiro, entrevistas com mulheres militantes em partidos sindicatos e no movimento de mulheres em Minas. A partir das entrevistas, a dificuldade das mulheres com relação à fala pública ganhou centralidade e inspirou o título da dissertação: “Do ruído à fala", pois verificamos que essa luta se dá particularmente em torno da construção de uma fala própria, que constitua um novo sujeito social: as mulheres.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.