O Museu da Escola Primária no Porto: orientações histórico culturais

Autores/as

  • Margarida Louro Felgueiras

Palabras clave:

Museu-Vivo, História da Escola Primária, Cultura Material, Cotidiano, Patrimônio, Trabalho Interdisciplinar

Resumen

Pensar a criação de um museu da escola é, em primeiro lugar, um exercício que exige rever a origem e função dos museus. Neste artigo partimos de uma retrospectiva sobre a origem moderna dos museus, do século XVI ao século XX, e das suas concretizações em Portugal. Pretendemos assinalar as diferenças e perspectivar as tarefas do museu, que intentamos criar, na cidade do Porto. Apresenta-se, de modo fundamentado, as linhas de força que orientam o projeto do futuro Museu da Escola Primária: museu vivo, fundado num trabalho interdisciplinar e integrador, inserido na comunidade e aberto ao mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Felgueiras, M. L. (2023). O Museu da Escola Primária no Porto: orientações histórico culturais. Educação Em Revista, 16(31). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42755