Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte

Autores/as

  • Patrícia Maria de Souza Santana

Palabras clave:

Educação, Relações Raciais, Educadores Negros

Resumen

O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Santana, P. M. de S. (2023). Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Educação Em Revista, 16(NUMEROESPECIAL). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44455

Número

Sección

Pesquisa em andamento