A argumentação sobre questões sóciocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento na sala de aula

Autores/as

  • María Pilar Jiménez Aleixandre; Marta Federico Agraso

Palabras clave:

Argumentação, Sociocientífico, Epistêmico

Resumen

A construção do conhecimento científico é uma atividade epistêmica, em que são relevantes  os critérios acerca dos quais o conhecimento é aceitável. Na perspectiva da cognição situada, a aprendizagem é contemplada não como aquisição individual do conhecimento, mas como um processo de participação social. Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisas realizadas no marco do projeto RODA (Raciocínio, Discurso, Argumentação), na Universidade de Santiago de Compestela, em que se estuda o raciocínio argumentativo dos estudantes de escola secundária por meio de estudos em sala de aula. Presta-se especialatenção a essas operações de justificação de conhecimento no marco de tarefas relativas a questões sociocientíficas, como a gestão ambiental em um pântano ou a maré negra Prestige. Discutem-se as condições no ambiente de apendixagem que favorecem o raciocínio, o pensamento crítico e a tomada de decisões no marco da racionalidade crítica.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

María Pilar Jiménez Aleixandre; Marta Federico Agraso. (2023). A argumentação sobre questões sóciocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento na sala de aula. Educação Em Revista, 22(43). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45313