A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA – O QUE ESTAMOS FAZENDO NA AMÉRICA LATINA?

Autores/as

Palabras clave:

Transformação digital, educação híbrida, novas tecnologias

Resumen

Esta resenha avaliativa tece alguns apontamentos críticos quanto ao artigo intitulado "A transformação digital na educação híbrida – o que estamos fazendo na América Latina?". Esse artigo está situado no âmbito da investigação educacional, com contribuições ao campo da educação digital e híbrida. Os temas abordados suscitam questões relevantes para a educação, ao mesmo tempo em que destacam desafios concernentes ao processo de reestruturação e adaptação do cenário educacional tecnológico. O objetivo principal é elucidar como a transformação digital tem se manifestado e se expandido com o advento da educação híbrida na América Latina, mesmo antes do processo de adaptação motivado pela pandemia de Covid-19. Para alcançar tal objetivo, as autoras propõem-se a uma revisão sistemática da literatura, com análise bibliométrica de artigos da base de dados Scopus. Algumas críticas a serem destacadas: do total de 111 artigos selecionados apenas sete focaram a América Latina, devido em parte, ao uso da expressão “transformação digital”, um conceito mais consolidado nas áreas de administração e economia, comprometendo os resultados esperados na área educacional; há uma discrepância entre o objetivo anunciado no resumo – identificar o avanço efetivo da transformação digital e da educação híbrida na América Latina – e outro objetivo mencionado na introdução, de compreender o estado da evolução dos estudos;  a conclusão fragilizada do artigo, de que pouco se conhece sobre o tema parece ser precipitada, uma vez que o estudo se baseou exclusivamente em uma única base de dados, cujo escopo pode ser limitado para o campo educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Bertoldo, H. L., & Jorge, G. (2024). A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA – O QUE ESTAMOS FAZENDO NA AMÉRICA LATINA?. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/52586

Número

Sección

Resenha Avaliativa

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.