PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES GÊNEROS: UM CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior

Palavras-chave:

escrita, leitura, gêneros textuais

Resumo

Esta pesquisa relata atividade de leitura conduzida com licenciandos em química de uma universidade federal. A leitura, realizada em período extraclasse, foi acompanhada da produção de textos (em grupos de até três pessoas) que deveriam corresponder a quatro gêneros: carta, poesia, história em quadrinhos e artigo de opinião. Os textos apresentaram qualidades diversificadas como criatividade e emprego de variados recursos linguísticos. Histórias em quadrinhos e poesias, talvez por serem gêneros artísticos, possibilitaram maior liberdade de criação. Já as cartas e os artigos de opinião foram compostos de maior diversidade de tipos textuais. Não foram observadas cópias literais da obra lida, indicando que a escrita de um texto em gênero diferente daquele lido permite o afloramento de características da leitura crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilmo Ernesto Francisco Junior

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Francisco Junior, W. E. (2023). PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES GÊNEROS: UM CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21071

Edição

Seção

Artigos