Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa

Autores

  • Grassinete C de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC http://orcid.org/0000-0002-2765-8705
  • Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Ação Crítico-formativa, formadores, língua portuguesa

Resumo

Vivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de  revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes.    

Biografia do Autor

  • Grassinete C de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2020). Líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (GEADEL) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), com linhas de interesse relacionadas às questões de Formação de Formadores, Tecnologias na Educação, Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e Estudos da Linguagem. 

  • Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa: Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado (1979) e Doutorado (1996) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma universidade (com estágio sanduiche na Universidade de Liverpool) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos no IEL, UNICAMP. Foi Chefe do Departamento de Inglês, Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas da PUC-SP. É Professora Titular da PUC-SP. Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em LAEL da PUC-SP e, atualmente, é vice-reitora da PUCSP. E-mail: alessa@pucsp.br

    https://orcid.org/0000-0003-3818-3204

Publicado

2023-03-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019

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