EDUCAR CORPOS, COSTUMES E SENSIBILIDADES: PRÁTICAS CULTURAIS ESTADUNIDENSES E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL EM CIRCULAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS

Autores

  • GIOVANNA CAMILA DA SILVA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil

Palavras-chave:

História da Educação, Associação Cristã de Moços, educação do corpo, costumes

Resumo

A inauguração da Associação Cristã de Moços no Brasil e a expansão do seu projeto
formativo contaram com um importante elemento atrativo: o protestantismo. Em finais do século XIX
já circulavam no país ideias, proposições e práticas afinadas com a estrutura religiosa da Associação. Com
a chegada de instituições e sujeitos estadunidenses no Brasil, aportavam no país formas de viver
sintonizadas com padrões estadunidenses de operar no mundo. De forma sutil ou de modo explícito, é
possível identificar elementos mobilizados também pela ACM para aproximação dos brasileiros com
práticas culturais, com valores, com o modo de vida “americano”. Nas representações produzidas sobre
o Brasil, os acemistas articularam um mecanismo que ora indicava as condições desfavoráveis do país,
ora as tomava como mote para a ressonância das iniciativas da Associação. Indicar limitações, mas
também apresentar alternativas para novos costumes, novas práticas, novas sensibilidades, essa parecia a
dinâmica acemista.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DA SILVA, G. C. (2020). EDUCAR CORPOS, COSTUMES E SENSIBILIDADES: PRÁTICAS CULTURAIS ESTADUNIDENSES E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL EM CIRCULAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38032

Edição

Seção

Artigos