ENTRE GESTOS DE GUARDAR E ATOS DE TESTEMUNHAR: O ARQUIVO DE MEMÓRIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS
Palavras-chave:
Arquivos, História da Educação, Arquivos Pessoais, História OralResumo
O artigo problematiza a constituição do Arquivo de Memórias da Faculdade de
Educação/UFRGS. Sua organização se inscreve no campo da História da Educação em interfaces com
os postulados da História Cultural, por promover a exploração de experiências educativas, por vezes
esquecidos pela historiografia. A temática também filia-se às discussões contemporâneas acerca das
práticas arquivísticas. Neste lugar, abrigam-se documentos históricos em diferentes dimensões. Mas “o
sabor do arquivo” (Farge, 2009), sem descuidar da documentação oficial, reside no recebimento de
arquivos pessoais de professores e de estudantes, muitos deles formados por escrituras ordinárias, e
também na produção de memórias orais dos sujeitos que compõem as comunidades acadêmica e
escolar. Nesses gestos de guardar, concentram-se esforços para a constituição de um Arquivo Vivo, em
que as problemáticas colocadas no tempo presente, transformadas rapidamente em passado direcionam
nossas ações e intenções acerca do que guardar, por que guardar, para que guardar, para quem guardar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.