VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA:

DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DO PPGENFIS/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

Palavras-chave:

COVID-19 no Brasil, manutenção da vida, 1demandas acadêmicas na pandemia

Resumo

Nosso objetivo é analisar os desafios enfrentados por estudantes nas dimensões pessoal, profissional e acadêmica durante a pandemia do novo coronavírus. Realizamos um estudo qualitativo e exploratório no primeiro semestre de 2020. Os dados foram produzidos e coletados por meio de um questionário respondido por 22 estudantes de mestrado profissional em ensino de Física de uma Universidade Federal. A interpretação pautou-se na Análise Textual Discursiva. A adaptação às novas formas de trabalho, o cuidado parental e familiar e o bem-estar mental, influenciados pela pandemia, se constituíram como desafios para 18 estudantes, sendo mais intenso para as mulheres. Para outros quatro sujeitos o momento mostrou-se favorável por dar-lhes mais tempo para dedicação às atividades do mestrado. Entendemos que nossos resultados forneceram subsídios para o estabelecimento de ações para o cuidado pessoal e acadêmico, além de contribuir para as decisões metodológicas para o ensino remoto emergencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro da Silva Barcellos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui Licenciatura Plena em Física (2014) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (2017), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Educação da UFES, na modalidade doutorado, linha Docência, Currículo e Processos Culturais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências por Investigação; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Formação inicial e continuada de Professores de Ciências; e Desenvolvimento e uso de Jogos na educação.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

1

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Barcellos, L. da S., & Rosa Coelho, G. (2024). VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: : DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DO PPGENFIS/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38207

Edição

Seção

Artigos