FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS

SENDO E APRENDENDO A SER

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Luiz Gilberto Kronbauer UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Formação de professores, sabedoria prática, mimesis, hermenêutica filosófica

Resumo

Inspirados na noção aristotélica de Phronesis, desenvolveu-se uma reflexão sobre a formação docente na perspectiva do aprender como exercício que se faz e se refaz continuamente, numa atitude reflexiva e, teoricamente, sustentada. Aproximou-se o conceito de vida contemplativa ao de docente reflexivo e, com isso, buscou-se avançar na direção da práxis como processo dialético de ação-reflexão-ação, pano de fundo de uma formação inicial de professores/as que entretece teoria e prática como horizonte de uma docência viva. Esta releitura da filosofia prática de Aristóteles faz-se acompanhar da interpretação que Hans-Georg-Gadamer realiza em sua obra Wahrheit und Methode, valendo-se dos conceitos de sabedoria prática, de mimesis, da produtividade do conceito de experiência e da atualidade hermenêutica de Aristóteles, e que estruturam o texto que segue.

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Biografia do Autor

Luiz Gilberto Kronbauer, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Fensterseifer, P. E., & Kronbauer, L. G. (2023). FORMAÇÃO E DOCÊNCIA COMO PHRONESIS: SENDO E APRENDENDO A SER. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38405

Edição

Seção

Artigos