AS NARRATIVAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

SCOPING REVIEW DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

Autores

  • Bruna Caroline Soares Lopes Moraes Unifesp - Campus Baixada Santista
  • Juliana Rocha Adelino Dias Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • ROGÉRIO CRUZ DE OLIVEIRA UNIFESP - Campus Baixada Santista https://orcid.org/0000-0002-8615-0397

Palavras-chave:

educação escolar, sexismo, cultura corporal, publicações periódicas como assunto, literatura de revisão como assunto

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender quais as narrativas de gênero presentes na produção científica brasileira nas ciências da saúde no que diz respeito à Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi a scoping review e foram incluídos nesta pesquisa artigos científicos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Chegou-se a 16 artigos, os quais consistiram na amostra deste estudo e foram lidos na íntegra. Como resultado pode-se afirmar que: as publicações envolvem instituições públicas em sua maioria e, a maior parte deles, aconteceu na década de 2010; o Ensino Fundamental foi o nível educacional mais presente e os/as estudantes tiveram participação importante nessas pesquisas; os trabalhos se mostraram, majoritariamente, qualitativos, sendo a observação e o questionário os instrumentos de coleta mais utilizados. Em relação ao conceito de gênero, a análise evidenciou que todos os trabalhos que tratavam dessas relações entendem gênero como uma construção social e histórica. Nesse sentido, pode-se concluir que a produção científica brasileira no campo das Ciências da Saúde que se debruçou sobre as relações de gênero na educação física escolar esteve delineada pela busca de melhor compreensão de um cenário excludente, sexista, que estimula de maneiras diferentes as vivências corporais de meninos e meninas e que reproduz estereótipos relacionados às feminilidades e masculinidades e assim, ao longo da história, colocou as meninas num plano inferior e desigual na educação básica.

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Biografia do Autor

Bruna Caroline Soares Lopes Moraes, Unifesp - Campus Baixada Santista

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Intersciplinar em Ciências da Saúde e Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Sociocultural em Educação Física - Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Santos, São Paulo (SP), Brasil.

Juliana Rocha Adelino Dias, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Intersciplinar em Ciências da Saúde e Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Sociocultural em Educação Física - Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Santos, São Paulo (SP), Brasil.

Professora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e da Rede Municipal de Educação de Cubatão. Cubatão (SP), Brasil.

ROGÉRIO CRUZ DE OLIVEIRA, UNIFESP - Campus Baixada Santista

Doutor (2010) e Mestre em Educação Física (2006) pela Unicamp. Especialista em Educação Física pela UFG (2004) e Licenciado em Educação Física pela UEG (2002). Departamento de Ciências do Movimento Humano. Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Sociocultural em Educação física (GEPSEF). Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Caroline Soares Lopes Moraes, B., Rocha Adelino Dias, J., & CRUZ DE OLIVEIRA, R. (2023). AS NARRATIVAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: : SCOPING REVIEW DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39104

Edição

Seção

Artigos