INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ANA ALICE SOUSA DOS SANTOS Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • DANIELA SOARES LEITE Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.41278

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, criança, inclusão escolar, TEA

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, cujo objetivo é verificar como ocorre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino comum em        uma escola pública do município de Marabá (PA). O trabalho parte inicialmente de um referencial teórico a respeito da inclusão da criança autista, além do papel da escola e da família para o desenvolvimento desta, bem como os desafios e a necessidade de uma formação adequada dos professores, a fim de que a inclusão se efetive. Metodologicamente, fez-se a aplicação de um formulário com perguntas mistas, aplicado via Google Forms, direcionado a 10 (dez) profissionais da educação, tendo como participantes professores, gestores e coordenadores de uma escola de Ensino Fundamental do município de Marabá/PA. A escolha por formulário via Google Forms deu-se por ter sido realizada em período pandêmico pelo Covid-19. Os participantes demostraram conhecer a temática proposta, porém ainda necessitam de cursos de capacitação e formação específica no trato com alunos autistas. Independentemente deste fato, para que haja a inclusão destes alunos no ensino comum, deve-se atrelar o respeito aos limites impostos pelo transtorno à utilização de recursos e estratégias para o atendimento do aluno com TEA, até porque os benefícios de um diagnóstico precoce e de parcerias com outros atores   no ambiente escolar, assim como a família, são fundamentais para que os mesmos se sintam parte da sociedade em que vivem e agentes de direitos, como educação, atendimento prioritário, assistência social, cultura, esporte, dentre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ANA ALICE SOUSA DOS SANTOS, Universidade do Estado do Pará - UEPA

    Pedagoga, especialista em Transtorno do Espectro Autista: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais. Universidade do Estado do Pará – UEPA (Campus VIII)Marabá. (PA). 

  • DANIELA SOARES LEITE, Universidade do Estado do Pará - UEPA

    Professora Doutora. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade do Estado do Pará – UEPA (Campus VIII).  Marabá. (PA). E.mail: danielaleite@uol.com.br

Publicado

18-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL . edur [Internet]. 18º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41278