INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.41278Palavras-chave:
transtorno do espectro autista, criança, inclusão escolar, TEAResumo
O presente artigo trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, cujo objetivo é verificar como ocorre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino comum em uma escola pública do município de Marabá (PA). O trabalho parte inicialmente de um referencial teórico a respeito da inclusão da criança autista, além do papel da escola e da família para o desenvolvimento desta, bem como os desafios e a necessidade de uma formação adequada dos professores, a fim de que a inclusão se efetive. Metodologicamente, fez-se a aplicação de um formulário com perguntas mistas, aplicado via Google Forms, direcionado a 10 (dez) profissionais da educação, tendo como participantes professores, gestores e coordenadores de uma escola de Ensino Fundamental do município de Marabá/PA. A escolha por formulário via Google Forms deu-se por ter sido realizada em período pandêmico pelo Covid-19. Os participantes demostraram conhecer a temática proposta, porém ainda necessitam de cursos de capacitação e formação específica no trato com alunos autistas. Independentemente deste fato, para que haja a inclusão destes alunos no ensino comum, deve-se atrelar o respeito aos limites impostos pelo transtorno à utilização de recursos e estratégias para o atendimento do aluno com TEA, até porque os benefícios de um diagnóstico precoce e de parcerias com outros atores no ambiente escolar, assim como a família, são fundamentais para que os mesmos se sintam parte da sociedade em que vivem e agentes de direitos, como educação, atendimento prioritário, assistência social, cultura, esporte, dentre outros.
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