EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

SIGNIFICADO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Michele Neves Meneses Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cristianne Maria Famer Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elizabeth Martínez Buenabad Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

agentes comunitários de saúde, educação popular, capacitação de recursos humanos em saúde, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este estudo de caso traz resultados de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar o significado da experiência de formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), uma das estratégias prioritárias do plano operativo da Política Nacional de Educação Popular para o Sistema Único de Saúde. A produção de informações incluiu a análise documental (material didático do Programa, carta de expectativas e carta final dos ACS) e entrevistas semiestruturadas com ACS (n=17), gestores da saúde e do curso (n=4). O material textual produzido foi interpretado pela análise de conteúdo, à luz do referencial teórico da Educação Popular. Os resultados evidenciaram que o EdPopSUS incentivou a reflexão, o diálogo e a afetividade, potencializando a criatividade e autonomia dos ACS, em um espaço educativo de autoconhecimento e interação com seu mundo experenciado. Vivências pessoais e profissionais dos ACS foram valorizadas, qualificando sua comunicação com equipe-comunidade-famílias, habilidade de escuta e a condução de atividades educativas coletivas. Saídas de campo e as rodas de conversa foram destacadas como potencialidades desta formação. Desafios foram identificados na implementação dos princípios da Educação Popular no trabalho da Atenção Primária à Saúde. A experiência fortaleceu o papel do ACS como agente de mudanças e educador popular. Nesse sentido, a Educação Popular em Saúde foi reforçada nesta pesquisa como prática pedagógica-social que fortalece pessoas, movimentos, equipes, práticas de cuidado e o sistema de saúde. Processos educativos fundamentados na Educação Popular são recomendados na educação permanente das equipes de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Neves Meneses , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Enfermeira na Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde – ANEPS/MOPS. Educadora Popular em Saúde. Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Especialista em Vigilância Ambiental em Saúde. Especialista em Gestão em Saúde Pública. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Elizabeth Martínez Buenabad , Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

Professora investigadora de tempo completo em el Instituto de Ciencias Sociales y Humanidades “Alfonso Vélez Pliego”, de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México. Coordenadora de la Maestría en Antropología Sociocultural.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina. Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Meneses , M. N., Rocha, C. M. F., Buenabad , E. M. ., & Toassi, R. F. C. (2024). EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: SIGNIFICADO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41446

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)