EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
SIGNIFICADO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Palavras-chave:
agentes comunitários de saúde, educação popular, capacitação de recursos humanos em saúde, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Este estudo de caso traz resultados de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar o significado da experiência de formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), uma das estratégias prioritárias do plano operativo da Política Nacional de Educação Popular para o Sistema Único de Saúde. A produção de informações incluiu a análise documental (material didático do Programa, carta de expectativas e carta final dos ACS) e entrevistas semiestruturadas com ACS (n=17), gestores da saúde e do curso (n=4). O material textual produzido foi interpretado pela análise de conteúdo, à luz do referencial teórico da Educação Popular. Os resultados evidenciaram que o EdPopSUS incentivou a reflexão, o diálogo e a afetividade, potencializando a criatividade e autonomia dos ACS, em um espaço educativo de autoconhecimento e interação com seu mundo experenciado. Vivências pessoais e profissionais dos ACS foram valorizadas, qualificando sua comunicação com equipe-comunidade-famílias, habilidade de escuta e a condução de atividades educativas coletivas. Saídas de campo e as rodas de conversa foram destacadas como potencialidades desta formação. Desafios foram identificados na implementação dos princípios da Educação Popular no trabalho da Atenção Primária à Saúde. A experiência fortaleceu o papel do ACS como agente de mudanças e educador popular. Nesse sentido, a Educação Popular em Saúde foi reforçada nesta pesquisa como prática pedagógica-social que fortalece pessoas, movimentos, equipes, práticas de cuidado e o sistema de saúde. Processos educativos fundamentados na Educação Popular são recomendados na educação permanente das equipes de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.