TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESEMPENHO DA ATENÇÃO

UM ESTUDO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS

Autores

  • Daniela Karine Ramos UFSC
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.42147

Palavras-chave:

cognição, tecnologias digitais, jogos digitais, aprendizagem

Resumo

Este trabalho aborda a capacidade de atenção e a intensa interação com as tecnologias digitais de acesso à informação e a comunicação na infância. O objetivo é analisar se a interação com as tecnologias e jogos digitais na infância interfere sobre o desempenho dos diferentes tipos de atenção. Realizou-se uma pesquisa ex post facto com 169 crianças de uma escola brasileira e de duas portuguesas, coletando dados por meio da aplicação de um questionário junto aos pais ou responsáveis e aplicação de uma bateria de testes psicológicos que mensuraram o desempenho da atenção concentrada, dividida e alternada. Os resultados indicaram que o smartphone é o dispositivo mais utilizado, a interação com jogos digitais e o acesso a vídeos são as atividades mais frequentes. Não se observou associação entre o tempo de acesso as tecnologias e jogos digitais e o desempenho dos diferentes tipos de atenção mensurados. Entretanto, as crianças portuguesas tiveram um desempenho da atenção signitivamente superior ao das crianças brasileiras. Ressalta-se que conhecer os diferentes fatores que influenciam sobre essa relação podem oferecer subsídios à organização dos currículos e políticas públicas de educação, bem como prevenir dificuldade de aprendizagem e zelar pela qualidade de vida e saúde das crianças e futuros adultos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Karine Ramos, UFSC

    Psicologa e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

    Rui Marques Vieira é doutor em didática pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professor da mesma instituição. 

Publicado

18-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESEMPENHO DA ATENÇÃO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS. edur [Internet]. 18º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42147