ESCOLAS PÚBLICAS E O REANP: O USO DA TECNOLOGIA NA AUSÊNCIA DA INTERNET
Palavras-chave:
Escolas Públicas. Direito de Aprendizagem. REANP. Mídia-educação.Resumo
Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional na linha Formação de Professores, realizada nos anos de 2021 e 2022, a qual teve como objeto de estudo as ferramentas utilizadas pelos professores alfabetizadores,da Rede Pública de Ensino, de um município de Minas Gerais para ensinar seus alunos sem acesso à internet durante o Regime Emergencial de Atividades Escolares Não Presenciais (REANP)napandemia de Covid-19.O presente artigo visa problematizar se as ferramentas utilizadas, como o material impresso, majoritamente, apresentaram eficácia na tarefa de ensinar/alfabetizara essas crianças, além de apresentar aos professores possibilidades e alternativas tecnológicas, via mídia-educação, com a finalidade de contribuir para minimizar possíveis dificuldades; além do desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, criativas e instrumentais, utilizando, para isso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que independem da internet.Foi produzida uma pesquisa de natureza aplicada por meio do trabalho de campo, com abordagem quali-quantitativa, na qual foram realizadas coleta de dados, análise e discussões, resultando na produção do Guia Instrucional “Explorando Tecnologias na Ausência da Internet” para auxiliar os professores na tarefa de levar o aprendizado aos alunos. Conclui-se que a formação continuada de professores sobre o uso das tecnologias para estudantes sem a possibilidade de acesso à internet via mídia-educação contribuiu para que o aprendizado (alfabetização) acontecesse de forma mais efetiva e inclusiva, garantindo, assim, o Direito de Aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.